Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

Pages

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Capítulo 10: A CRIAÇÃO DO HOMEM, A PRIMEIRA GERAÇÃO...

Prometeus (Προμηθεύς). Por Junggeun Yoon
Prometeus (Προμηθεύς). Por Junggeun Yoon.


Prometeus (Προμηθεύς) sempre teve um pendor para as artes plásticas. Seu pai era o velho Japetos(Ἰαπετός), um dos Titãs, cuja origem se perde na noite dos tempos. Era tão velho que emparelhava em idade com Crono(Κρόνος), o pai de Zeus(Ζεύς), e ninguém sabia precisar direito como e de onde surgira. O fato é que o velho sempre nutrira uma admiração secreta por seu habilidoso filho.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Capítulo 9: TITANOMAQUIA: A FÚRIA DOS TITÃS

TITANOMAQUIA(Τιτανομαχία). Por Genzoman.

Numa dia incerto, que nenhum calculo humano pode aproximar, deu-se o primeiro lance desta refrega colossal, que os anais bélicos da humanidade batizaram de Titanomaquia(Τιτανομαχία) ou "Guerra dos Titãs(Τιτάν)". Zeus(Ζεύς), apoiado pelos irmãos libertos, iniciou a guerra que duraria 10 anos se arrastava, sem vencedores nem vencidos, os céus enfraqueciam-se com isto o mundo também sofria seus efeitos destruidores.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Capítulo 8: ZEUS E A LIBERTAÇÃO DOS DEUSES OLÍMPICOS

ZEUS(Ζεύς). Por Genzoman.

Tão logo Rhea(Ῥέα) se afastou, as ninfas viram surgir uma nuvem luminosa e, dentro dela, vislumbraram a imagem de Gaia(Γαῖα), que as acalmou com um gesto. E em seguida ouviram sua voz clara e firme:

terça-feira, 7 de maio de 2013

Capítulo 7: RHEA : A MÃE DOS DEUSES OLÍMPICOS

RHEA (Ῥέα). Por Genzoman.

Rhea(Ῥέα) sofria. Um dia, porém, decidiu-se e foi procurar Eros(Ἔρως). O rapaz olhou-a, desconfiado. Teria ela percebido sua traquinagem? Teria vindo pedir-lhe para desfazer o encanto? Mas como? Ele não sabia...

— Eros, — começou Rhea, meio sem jeito — vim lhe pedir um favor, Mas, se não for possível, não fique constrangido em negá-lo.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Capítulo 6: EROS O DEUS DO AMOR E SUAS TRAVESSURAS

EROS(Ἔρως). Por Genzoman.

Crono(Κρόνος) havia tirado seus irmãos do seio da Terra. Essa vitória deixou-o ainda mais seguro, pois sabia poder confiar neles para ajudá-lo a manter-se no poder. E, com relação aos Gigantes de cem mãos e cem braços, os Hecatônquiros(Ἑκατόγχειρες), Crono deixou-os presos, pois não inspiravam fidelidade. Isso porque, se tinha certeza de poder confiar nos Titãs como amigos capazes de fazer tudo o que pedisse, desconfiava desses Gigantes e tinha medo da força deles.

domingo, 5 de maio de 2013

Capítulo 5: JAPETO E CLIMENE: A PREOCUPAÇÃO COM A DESCENDÊNCIA DE CRONO

JAPETO(Ἰαπετός) e CLIMENE(Κλυμένη). Por Gabriella-Bujdoso.

Japeto(Ἰαπετός) olhava com ternura sua doce Climene(Κλυμένη) adormecida. Ela era filha do casamento de Oceano(Ὠκεανὸς) e Tétis, era uma das Oceanides dotada de uma suave beleza e uma doçura cativante. Ao contrário dos outros Titãs(Τιτάν), que desposaram suas irmãs, as Titânidas, Japeto logo preferiu a bela sobrinha, que mais se aproximava de sua natureza cósmica.

sábado, 4 de maio de 2013

Capítulo 4: O NASCIMENTO DE AFRODITE, A DEUSA DO AMOR.

Aphrodite(Ἀφροδίτη). Por Genzoman.

— Isto é que é filho — disse Gaia(Γαῖα), abraçada ao jovem parricida.

Imediatamente foram soltos todos os outros Titãs, irmãos de Crono(Κρόνος). Este, por sua vez, recebeu a sua recompensa: era agora o senhor inconteste de todo o Universo.

— Mãe, reinarei agora sobre todo este universo e minha vontade será a vontade dos deuses.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Capítulo 3: CRONO E O ASSASSINATO DE URANO

CRONO (Κρόνος). Por Genzoman.

Gaia(Γαῖα) contemplou, inebriada, as constantes alterações que sofria seu organismo físico. A matéria primeira explodira em milhares de glóbulos que se espalharam pelo universo, aglomerando-se em torno de centros ígneos, onde Hélio se projetava, incansável. Alguns desses glóbulos eram tão tórridos que nem mesmo Oceano conseguia umedecê-los. Outros, porém, mais amenos, aceitavam a dádiva líquida que se espalhava pela terra.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Capítulo 2: GAIA: A MÃE DOS TITÃS

GAIA (Γαῖα). Por Genzoman.


No mundo astral, Gaia(Γαῖα) começou a modelar um corpo para si mesma, um corpo que pudesse caminhar pela luz, mover-se agilmente e observar em suas viagens a formação da matéria no mundo físico — a Terra. Uma Terra primordial que começava a se formar, a se comprimir ou a se afastar.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Capítulo 1: URANO, O SENHOR DO UNIVERSO

URANO (Οὐρανός). Por Genzoman.

Depois de Caos(χάος) haver feito a sua parte, foi a vez de Gaia(Γαῖα), a Mãe-Terra, ajudar na criação do mundo. Ela quis, então, engendrar algo muito bonito, que pudesse protegê-la e cobri-la, servir de elo entre as divindades e que pudessem realizar uma série de gerações futuras. E foi que engendrou Urano (Οὐρανός), enquanto dormia. 

Capítulo 0: COSMOGONIA (GÊNESIS) - A ORIGEM DEUSES DOS PRIMORDIAIS

Caos(Χάος). Por Genzoman.

No princípio, existia apenas o Caos(Χάος), Vazio primordial, vale profundo, espaço incomensurável, matéria eterna, informe, rudimentar, mas dotada de energia prolífica que precedeu toda a existência. Não havia luz e também as trevas não existiam. Era o Nada, o vazio total. Nele o Grande Espírito existia sem consciência de sua própria existência.