Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

Pages

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Capítulo 80: PROFECIA MORTAL: LAIOS MORRE PELAS MÃOS DE SEU PRÓPRIO FILHO ÉDIPOS

Édipos(Οἰδίπους). Por anndr.
Com a morte de Anfion(Ἀμφίων) e Zetos(Ζῆθος), Tebas, agora rodeada por muralhas, ficara sem rei, e o povo decidiu procurar Laios(Λάιος) para suceder os reis gêmeos. Ainda incomodado pela morte de Crísipos(Χρύσιππος) o agora imperador de Tebas esquecera-se completamente que Pélops(Πέλοψ), lançava-lhe terríveis maldições, e que a Laios trariam terríveis conseqüências. Hera(Ἥρα),  ainda ressentida pela afronta de Laios, determinou que Tebas estava destinada a ser importunada por um espectro maligno vindo dos confins da Etiópia: a Esfinge, com seu enigma das três gerações e seu poder devastador, para punir Laios por seu envolvimento.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Capítulo 79: A PROLE NUMEROSA DE NÍOBE E A VINGANÇA DE LETO!



Níobe(Νιόβη). Por AireensColor.

Níobe(Νιόβη) era filha de Tântalos(Τάνταλος), o rei da Meônia (futura Lídia), e viera para a Hélade em companhia de seu irmão, Pélops(Πέλοψ). Depois de andarem de um lado para outro, buscando asilo, enquanto Pélops permanecia e reinava na Hélade, Níobe casou com Anfion(Ἀμφίων), o tocador de lira, que, com seu irmão Zetos(Ζῆθος), havia destronado Licos(Λύκος) e se apoderado de Tebas. 

De natureza fecunda, foi mãe de sete filhos e sete filhas, uma prole numerosa que lhe transmitia dignidade e respeito, chegando a se vangloriar. Seus filhos eram: Damasícton(Δαμασιχθων), Alfenor(αλφενωρ)(também chamado de Eupínitos), Ilioneus(Ιλιονευς), Fédimos(Φαίδιμος), Ismênio(Ισμηνός), Sípilos(Σίπυλος) e Tântalos. E as filhas chamavam-se: Ftia(Φθία), Astíoque(Αστυόχη), Neera(Νέαιρα), Cleódoxa, Téra(Θήρας), Ogígia(Ὠγυγίη) e Pelópia(Πελοπεια), também conhecida como Melibéia.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Capítulo 78: A DECEPÇÃO DE PÉLOPS, O AMOR PROIBIDO DE CRÍSIPOS E A MALDIÇÃO DE LAIOS

Mírtilos(Μυρτίλος) e Pélops(Πέλοψ). Por anndr.

Pélops(Πέλοψ) ignorava o seu destino e, encolhendo os ombros, tornou à biga e, calmamente, dirigiu-se para Pisa, onde foi recebido pela esposa Hipodâmia(Ιπποδάμεια).

— Saíste cedo com Mírtilos(Μυρτίλος)... mas voltaste só. Onde está ele, meu esposo?

sábado, 7 de dezembro de 2013

Capítulo 77: PÉLOPS CORTEJA HIPODAMIA. A CORRIDA MORTAL

Pélops(Πέλοψ). POR  danielwarrenart.

Pélops(Πέλοψ), depois que os deuses o reconstituíram, foi levado por Poseidon(Ποσειδῶν) ao Olimpo. E o menino, refeito, na companhia dos Imortais, agradeceu a Zeus(Ζεύς) e pediu-lhe que não castigasse o seu pai, que quis agradar os deuses, mesmo que de maneira errada.

Zeus que a essa altura já havia lançado Tântalos(Τάνταλος) as profundezas do tártaro, nada fez. O mesmo ordenou que Poseidon o leva-se de volta a companhia de sua irmã Niobe, que a esta altura ja sentia saudades do seu irmão.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Capítulo 76: O BANQUETE SELVAGEM DE TÂNTALOS! E O SACRIFÍCIO DE PÉLOPS.

Tântalos(Τάνταλος). Por MateiT.

Tântalos(Τάνταλος), filho de Zeus(Ζεύς), e da oceânide Plutó(Πλουτω), reinava na Lídia. Rico e querido pelos deuses, era sempre admitido em seus festins, onde recolhia informações para levá-las aos mortais.

Desposou a plêiade Dione(Διωνη), filha de Atlas(Ἄτλας), e foi pai de Pélops(Πέλοψ) e Níobe(Νιόβη). Gozando o fato de ser filho de Zeus e acreditando que tudo pudesse fazer, Tântalos abusava de vaidade e ambição, sendo assim, sempre disposto a revelar aos homens os segredos divinos, Tântalos roubou o néctar e a ambrosia e ofereceu-os aos mortais. 

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Capitulo 75: OS FILHOS DE ZEUS, ANFION E ZETOS E A MORTE DE DIRCE!!!

ANFION(Ἀμφίων) E ZETOS(Ζῆθος). Por catandcrown.

O cheiro da morte já se havia impregnado nas mantas e cortinas dos aposentos de Lábdacos(Λάβδακος), cujo nome seu pai, o rei Polidoros(Πολύδωρος), deu-lhe tirando-o da letra lambda do alfabeto grego, tornara-se, então, o seu substituto no poder de Tebas. Licos(Λύκος) parou à porta e hesitou. Um dos médicos fez sinal para que entrasse.

— O rei deseja lhe falar — disse, baixinho.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Capítulo 74: ANTÍOPE A NOVA AMANTE DE ZEUS

Antíope(Ἀντιόπη). Por Alayna.

Recém-chegados a Tebas, onde o rei Penteus os acolheu e lhes deu residência fixa, Licos(Λύκος) e Nicteus(Νυκτεύς) foram testemunhas da vingança de Dionísio(Διονυσος) contra Agave(Αγαυη) e do triste fim de Penteu(Πενθεύς). No entanto, antes de sua morte, o soberano deu-lhes cargos no seu governo, e a Licos, especialmente, o de polemarca, comandante geral das suas forças armadas.

Depois que Agave fugiu para a Ilíria, ao encontro de Cadmos(Κάδμος) e Harmonia(Ἁρμονία), seu irmão Polidoros(Πολύδωρος), o antecessor, ainda vivia e assumiu o trono de Tebas novamente. Logo depois, porém, foi ferido numa batalha e, estando em seu leito de morte, confiou o reino a seu jovem filho Lábdacos, no entanto como o mesmo ainda tinha apenas um ano de idade, o trono foi ocupado interinamente por Nicteus. Este passou a governar como regente, até que chegasse o dia em que Lábdacos pudesse reinar.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Capítulo 73: A VINGANÇA DE APOLO E A PUNIÇÃO DE FLÉGIAS

Flégias(Φλεγύας). Por DiegoGisbertLlorens.

O guarda chegou apressado e empertigou-se ao lado de Licos(Λύκος), o comandante das forças armadas de Tebas.

— Senhor, o rei agoniza e o chama à sua presença.

Licos esperava a morte de Lábdacos(Λάβδακος) para qualquer momento. Quando o seu rei travou uma guerra contra seu vizinho, o rei Pandion(Πανδίων), de Atenas, foi gravemente ferido.  Depois da derrota que sofrera, Lábdacos voltou a Tebas e proibiu o culto a Dionísio(Διονυσος). 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Capítulo 72: A DESCENDÊNCIA DE APOLO E O REMORSO DE CREÚSA

Apolo(Ἀπόλλων). Por LhuneArt.

O rei Erecteus(Ἐρεχθεύς), de Atenas, após o rapto de sua filha Oritia(Ὠρείθυια) por Boreas(Βορέας), agora dedicava sua atenção a sua filha mais nova, chamada Creúsa(Κρέουσα). Era um encanto. E Creúsa colhia flores, naquele dia ensolarado. E encontrou, numa profunda caverna próxima de Atenas, lindos botões de açafrão.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Capítulo 71: A OBSSESSÃO DE TEREUS E AS METAMORFOSES DE PROCNE E FILOMELA

Procne(Πρόκνη) e Filomela(Φιλομήλα). Por Orpheelin.

O povo de Atenas vivia em constantes conflitos com outros povos gregos. Eram comuns as guerras pelos limites da cidade, sempre fomentada por Ares(Ἄρης). Houve a questão de terras entre Pandion(Πανδίων) e seu vizinho Lábdacos(Λάβδακος), de Tebas, e Pandion teve que solicitar o auxílio de Tereus(Τηρεύς), filho de Ares.