Social Icons

twitterfacebookgoogle pluslinkedinrss feedemail

Pages

domingo, 10 de novembro de 2013

Capítulo 70: A MORTE DE ERICTÔNIO, SUA DESCENDÊCIA PANDION E O RAPTO DE ORÍTIA

Boreas(Βορέας) e Oritia(Ὠρείθυια). Por AnekaShu.

Quando Erictônio(Ἐριχθόνιος) cresceu, se tornou rei da então Atenas e casou-se com a náiade Praxitéia(Πραξιθέα), após destronar Anfictião(Ἀμφικτυών), uma das primeiras coisas que fez, logo depois que Agraulos(Άγραυλος), sua ama, morreu, foi satisfazer o desejo de Athena(Ἀθάνα) de honrá-la como deusa; mas, associando no seu reconhecimento a filha de Cécrope(Κέκροπας) e a deusa que o havia protegido, elevou um templo em duas partes, uma das quais foi dedicada a Athena e outra a Agraulos. Tal construção, séculos depois, seria queimada pelos persas, como todos os monumentos de Atenas.

sábado, 9 de novembro de 2013

Capítulo 69: A MORTE DE AGRAULOS E O JULGAMENTO DE ARES!

ARES(Άρης). Por Sayara-S.

Agraulos(Άγραυλος) tinha ciúmes de Herse(Έρση), pois sabia que ela recebera o amor de Hermes(Ἑρμής), por quem nutria secreta paixão. Herse, Pândrose(Πάνδροσος) e Agraulos moravam na Acrópole, a serviço de Athena(Ἀθάνα). Sua casa tinha três aposentos, e no do meio morava Herse.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Capítulo 68: QUANDO A CURIOSIDADE MATA! HERSE, PÂNDROSE E AGRAULOS!

HERSE(Έρση), AGRAULO(Άγραυλος) E PANDROSE(Πάνδροσος). Por Genzoman.

Athena(Ἀθάνα) vinha embalando o infante dentro de sua canastra, um cesto redondo de vime, e pôs-se a cantar para adormecê-lo enquanto se dirigia a Atenas. A mesma lembrava-se ainda do velho rei e de suas filhas.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Capítulo 67: BATALHA DOS DEUSES, ATHENA CONTRA POSEIDON E A ORIGEM DE ATENAS.

ATHENA(Ἀθάνα). Por JessiBeans.

Cécrope(Κέκροπας), como filho de Gaia(Γαῖα), havia emergido da Terra, mas tinha uma cota de forma humana, e, portanto, era um diphyes, “de dupla natureza”, tal qual os Gigantes. Foi também o primeiro mortal a dirigir-se a Zeus(Ζεύς) chamando-o pelo nome.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Capítulo 66: HEFESTO TENTA VIOLAR ATHENA E O NASCIMENTO DE ERICTÔNIO.

ERICTONIO(Ἐριχθόνιος). Por RubusTheBarbarian.

Hefesto(Ἥφαιστος) enxugou a testa com a costa da mão. O calor do fogo queimava sua pele e seu corpo nu brilhava de suor. Escutou passos, olhou e para sua surpresa naquele momento adentrava em sua forja Athena(Ἀθάνα).

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Capítulo 65: O INFORTÚNIO DE PALAS

Palas(Παλλάς). Por Zeldacw.

Athena(Ἀθάνα) observava Palas(Παλλάς) com o canto dos olhos, enquanto terminava o conto de Aracne. A jovem parecia atônita diante de todo aquele relato. A deusa perspicaz a toda sua leitura da figura de Palas a seguir pronunciou:

— Só sou cruel quando me agridem, Palas. Não vá me dizer que tem medo de mim.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Capítulo 64: ARACNE, A TECELÃ QUE DESAFIOU ATHENA

Aracne(Αράχνη). Por Genzoman.

Athena(Ἀθάνα) não esqueceu de sua promessa a Dionísio(Διονυσος) e, resolvida mesmo a presenteá-lo, desceu do Olimpo para procurar Hefesto(Ἥφαιστος), em sua forja, na cratera do vulcão. Hefesto, depois que Afrodite(Ἀφροδίτ) o abandonou, unira-se a Cáris(χάρις), uma das Cárites, e depois a Aglaia(Αγλαΐα), a mais nova das Graças. Foi pai de Ardal(Αρδαλος) o escultor lendário, de Palemon, que vivia em campanhas e viagens e de Perifetes(Περιφήτης), que se tornara um assaltante de estradas. Tinha pernas defeituosas e apoiava-se num bastão de bronze, que usava para atacar os viajantes.

domingo, 3 de novembro de 2013

Capítulo 63: CADMOS E HARMONIA, SUA METAMORFOSE EM SERPENTES E A REDENÇÃO AO OLIMPO

Cadmos(Κάδμος) e Harmonia(Ἁρμονία). Por Tira-Owl.

Dionísio(Διονυσος) voltou ao Olimpo logo depois que Agave(Αγαυη), em seu louco delírio, matou o próprio filho e fugiu de Tebas. Mal chegou à morada dos deuses, encontrou Athena(Ἀθάνα) que, em seu observatório de pedras, assistira ao trágico fim de Penteu(Πενθεύς). 

sábado, 2 de novembro de 2013

Capítulo 62: AGAVE AQUELA QUE DIFAMOU DIONÍSIO E SUA TERRÍVEL PUNIÇÃO

Agave(Αγαυη). Por Daniel Govar.
Dionisio(Διονυσος) foi a Tebas, determinando a punir a família de sua mãe por sua falta de fé, tanto nas suas irmãs como nele próprio. A esta altura, o adivinho Tirésias(Τειρησίας), já havia advertido o rei a não insultar o semideus que se aproximava de Tebas, aconselhando-o a dar-lhe hospitalidade. Informado de que homens, mulheres e crianças de Tebas também participavam do séquito do novo deus, Penteu(Πενθεύς) pôs-se a esbravejar, enfurecido:

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Capítulo 61: TIRÉSIAS: O VIDENTE DIVINO

TIRÉSIAS(Τειρησίας). Por Sancient
Logo Dionísio(Διονυσος) aprendeu a observar o mundo, debruçando-se também nas beiradas de pedra que se projetavam acima do imenso abismo que se estendia abaixo do Olimpo. E foi de lá que reparou em Agave(Αγαυη), filha do rei  Cadmos(Κάδμος) de Tebas, irmã de Sêmele(Σεμέλη). Agave era casada com Equíon, um dos cinco Spartoi, ou seja, dos guerreiros que ficaram, daqueles metamorforseados dos  dentes do dragão que Cadmos destruíra. Dessa união nasceu Penteu(Πενθεύς).